1 de maio de 2011

Depois do Match

Olá meninas, hoje vim aqui para contar um pouco sobre o que acontece após o match, ou melhor os próximos passos a serem seguidos. Lembrando que eu vou pela agência Cultural Care, então vou falar como está sendo a minha experiência, não sei se muda alguma coisa de agência para agência. Pois bem, depois do tão esperado match, eu recebi um e-mail todo em inglês da CC falando que a família estava me convidando para ser au pair deles. Depois recebi um e-mail em português enviado por eles também explicando quais seriam meus próximos passos. E quais são? Estes:
  • Agendar o visto - Eles falam qual a melhor data para você agendar a entrevista (ex: entre o dia 03/05 ao 16/05), eles calculam essa data prevendo a chegada do visto na tua casa antes do embarque, tudo para não ocorrer problemas. E como faço para agendar? Isso você não deve se preocupar, pois no e-mail vem tudo delhado e explicando passo a passo o que você deve fazer. obs.: para agendar o visto é nesessário pagar uma taxa de RS38,00;
  • Pagar o programa - Eles te dão um prazo e é nesse momento que você escolhe entre o seguro simples ou completo e você tem a opção de pagar a vista (indico) ou parcelado (tem juros);
  • Providenciar a carteira de motorista internacional (PID) - Você deve ir no orgão responsável na sua cidade, no meu caso fui na ciretran, e perguntar o que fazer para obter a PID. Alguns lugares só conseguem entrega-lá após um mês que a mesma é solicitada, por isso dependendo da data do embarque, você tem que correr, pois é obrigatório você estar com a PID em mãos para poder embarcar.
  • Ir para a entrevista do visto - Antes de ir para a entrevista têm várias coisas que devem ser feitas:
Logo depois que você agenda a entrevista você deve avisar a sua agência, pois assim eles irão providenciar o kit visto. Eles vão te enviar esse kit e nele você encontra instruções de quais documentos você deve preencher e quais você deve providenciar para a sua entrevista. Nele também vem os seguintes documentos: DS 2019 (J1) Status e Taxa Sevis.
Documentos que você deve preencher:
*O famoso DS160 (eles explicam passo a passo como preencher);
*DS 2019 (esse é um dos documentos que vem no kit e o que você tem que preencher são três campos: assinar, colocar a data e o local da entrevista).
Documentos que você deve levar no dia da entrevista:
*
A página de confirmação do preenchimento do DS160;
* DS 2019 (J1) Status;
* Comprovante de pagamento da taxa Sevis;
*Comprovante de pagamento da taxa de US$ 140,00. Essa é uma taxa que você tem que pagar antes da entrevista e o pagamento é feito somente numa agência do Banco Citibank;
* Passaporte válido no mínimo 6 meses e passaportes anteriores se tiver;
* 1 foto recente 5x5 com fundo branco;
* Declaração do imposto de renda pessoa física e/ou jurídica *
* Xerox do RG e CPF e certidão do CNPJ (somente para quem possuir negócio próprio) *;
* Extrato bancário original (atual) *;
* Conta telefônica original *;
* Xerox da escritura de imóveis, documento de carro, bens ou qualquer documento que comprovem que a Au pair tem vinculos com o Brasil *;
* 3 últimos holerites originais ou xerox do contrato social da empresa com o último prólabore *
* Xerox da carteira profissional atualizada *;
* Comprovante de matricula escolar, caso esteja estudando.
* Dossiê da sua host family e os documentos Letter from Your Program Director e a pagína My Contacts, impressos por você da sua conta da internet (estes últimos documentos que acabei de citar é para quem vai pela Cultural Care).

* Importante: Todos os itens que contêm esse marcador significa que são documentos que você deve levar também da pessoa que está pagando a sua viagem (se tiver alguém claro).

Depois ir para a entrevista e torcer para um resultado positivo ;D

Esse é o post de hoje, amanhã venho dando dicas para o dia da entrevista.
Bjão



4 comentários:

  1. Oi Flor...
    Obrigada pela visita no meu blog...
    acho que se Deus quiser logo poderei gritar..."I have a match!!!"
    Para quando está agendado o seu visto? Estou torcendo por vc! Vc vai se colocar como Sponsor da viagem? Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Vamo que vamo que logo vc estara aqui!!!!
    Boa sorte com tudo...

    Bju

    ResponderExcluir
  3. oi mayara, achei teu blog, amei as dicas e o seu jeito de explicar tudo e ja to te segindo! :D
    minha amiga q tb vai ser au pair assim como nós, acabou de fechar com a family washington tb! ela ta indo dia 13 de junho. qual a sua data?
    qd vc agendou seu visto? demora muito pra conseguir vaga??

    muita sorte pra vc!

    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte em todo seu processo!!!!!
    E muito boa as suas dicasssssssssssssssss
    já estou te seguindo bjks

    ResponderExcluir